Dicas de compra: objetiva (lente) para fotografia odontológica.

 

No artigo anterior iniciei essa série de dicas falando sobre o corpo da câmera. Uma vez escolhido é hora de comprar a lente e finalmente o flash.

A objetiva, também chamada de “lente”, mais usada para a fotografia odontológica é a Macro 100 mm ou 105 mm. Para comprar a objetiva certa o primeiro passo é saber a marca do corpo. No artigo anterior falamos basicamente de Cânon ou Nikon.

O site www.bhphotovideo.com possui todos os equipamentos abordados nesse artigo, ideal para quem vai dar um pulo nos EUA e pode comprar a um custo bem mais acessível.

Para corpo Cânon:

 

 

Para corpo Nikon:

 

Observe a semelhança física das lentes Sigma para Cânon e para Nikon, a diferença está no encaixe ao corpo.

Existem outras marcas de lentes além da Sigma que produz lentes Macro 100 ou 105 mm para a Cânon e Nikon, no entanto eu conheço apenas a Sigma. Quando digo conheço, quero dizer que já usei e sei que funciona bem. Um problema que vejo é a velocidade para fazer o foco, mas lenta que as lentes Cânon e Nikon.

Atualmente uso Corpo Cânon com lente Cânon Macro 100 mm.

11 comentários Adicione o seu

  1. Marília C Valença disse:

    Muito bom!
    Você já comprou pela BH, pedindo pelo telefone?
    Obrigada mais uma vez!

    Curtir

    1. oseias80 disse:

      Olá Marília, bom dia. Tenho amigos que já compraram na BH, eu particularmente já comprei mas na loja física em NY.
      Pelo que sei, você deve estar preparada para a taxa de importação. Só isso.

      Curtir

  2. Carlos Silva disse:

    Ola´ Oseias,
    Parabéns pelo blog, pela transparência e sinceridade, compartilhando suas experiências. Sempre usei máquinas semi profissionais com iluminador circular com resultado razoável. Pretendo migrar para reflex (não full frame) e, em relaçãio à lente, estou em dúvida entre macro 65 e macro 100. O que pensa a respeito?

    Curtir

    1. Oséias Evangelista disse:

      Olá meu caro, bom dia.
      Fico feliz que tenha gostado do blog. Sobre a lente, até onde já li a respeito, o mínimo seria uma 90mm Macro. Particularmente tenho experiência com a 100 e 105 mm e acredito que você não deveria arriscar com essa 65.
      Abraços.

      Curtir

  3. sjamerson disse:

    olá Oséias, estou iniciando em fotografia com reflex. como lente para fotos em odontologia estou pretendendo compra uma tamron 90mm para minha nikond3100. não pretendo investir numa nikon 2.8 das mais atuais. conheces tal lente 90mm? terei bom resuultado? vi em foruns que a qualidade fotográfica é excelente, porém, para odontologia, atenderá as necessidades básicas? depois comprarei um iluminador ring led ou um ring flash de marcas genéricas.
    obrigado

    Curtir

    1. Sylas, acredito que irá te atender sim, apesar de eu não conhecer essa lente, pelo que li não vejo motivos em não atender. Um dica que dou é comprar o Flash, sai fora de iluminador.

      Curtir

      1. sjamerson disse:

        obrigado pelas dicas.Achei muito enriquecedor o conteúdo de seu site, ótimas dicas. PARABÉNS! quanto ao flash circular genérico, um vivitar ou bower, que são mais baratos já me dariam resultado aceitável?

        Curtir

      2. Sylas, se você puder compre um flash bacana, evite genéricos mas… eu já usei o da Vivitar e me atendeu satisfatoriamente por um bom tempo, a outra marca que você perguntou sobre eu não conheço.

        Curtir

  4. Daniel Milani disse:

    Olá Oseias. Muito elucidativo e produtivo seu blog, parabens. Adquiri nos EUA a nikon 7100 e a lente afs micro nikkoron 105 mm 1:2,8g ed. Fiquei em duvida do flash para o conjunto. O que vc aconselha? Trabalho com reabilitacao oral e ortodontia. Não queria abusar, mas se você pudesse me dar dicas da configuração, seria ótimo. No aguardo, obrigado. Desculpe a grafia, estou com o teclado desconfigurado.

    Curtir

  5. wander disse:

    amigo comprei um macro 105 sigma para canon ,uso para odontologia porem ela so vai abertura minima de 22 sera que vai atender minhas fotos de dentes?

    Curtir

    1. Vai sim, com 22 você consegui resultado excelente. Particularmente quase não uso nada acima disso…

      Curtir

Deixe um comentário