Tem que FORMATAR. Já ouviu essa frase?

Quando adolescente trabalhei com informática e ficava intrigado com algo: sempre que o técnico não conseguia encontrar o problema soltava a pérola “tem que formatar”. Dificilmente alguém ainda não ouviu isso e pode ter certeza, metade das vezes, ou até mais, pode ser que nem fosse mesmo necessário. Pura incompetência.

Recentemente adquiri um consultório Gnatus. Depois disso, minha cabeça não parou mais de doer. O último capítulo dessa novela: a cadeira simplesmente não levanta o assento, apenas o encosto, o técnico deu uma rápida olhada e concluiu, “é a placa”. Impressionante, tenho o consultório a menos de dois anos e essa é a segunda placa, sem contar a que veio nela da fábrica.

O técnico me explica calmamente que hoje os aparelhos são todos eletrônico e “da noite pro dia” podem dar problema. Fiquei pensando nisso e tentei lembrar a última vez que um eletrônico meu tinha dado problema na placa. Lembrei dos notebooks que já tive. Lembrei-me das minhas câmeras, já tive uma Nikon D50, D40, D60, D80 e agora minha Canon XS. Lembrei da TV LCD, do netbook da minha esposa e assim por diante. Nunca queimou uma placa. Será sorte?

Cheguei a conclusão de leigo que ou as placas ou o técnico da Gnatus são uma porcaria. Acredito que o problema sejam as placas.

Resumo da brincadeira:

Boa sorte a todos com suas placas.

35 comentários Adicione o seu

  1. Adson Pires disse:

    Também adquiri um consultório Gnatus, e em menos de 01 ano já deu muita dor de cabeça, placa com problema, o mesa do equipo rachou, realmente caiu muito a qualidade. Parabenizo pelo ser trabalho, muito interessante. Aproveitando a oportunidade visitei o site monte Carlo e pretendo adquirir uma camara, mas não tem disponível a canon xs, pensei em adquiri e nikon D90, com lente macro de 100, recomenda outra?

    Curtir

    1. oseias80 disse:

      Adson, valeu pela força. Sobre os consultórios Gnatus, a intenção é dar um alerta de modo que isso chegue aos ouvidos da empresa e a mesma re-pense alguns valores.
      A respeito da XS, realmente saiu de linha, agora é a T3 que está sendo vendida inclusive na MonteCarlo. Sobre a D90, é uma excelente câmera. Já tive uma D80 e gostei muito mas, penso assim: prefiro um corpo mais simples (T3 ao invés da T3i) e lentes macro 100 e flash de qualidade. Usei lente da Sigma um bom tempo, é boa, mas o foco é lento se comparada à Cânon.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  2. REGIVALDO ALENCAR disse:

    BOA TARDE E SOBRE ESSA PLACA DA CADEIRA GNATUS .
    ELA ESISTE UM REST E Ñ FORMATA MAIS ESSA OPIÇÃO E SO QUANDO A QUEDA DE ENERGIA MUITA DAS VEZES SO RESET RESOLVE MAIS QUANDO Ñ RESOLVE TEM QUE
    REGULAR O ENCODER (SENSOR DO MOTO REDUTOR ) ELE TAVA VINDO MAU REGULADO MAIS ISSO JA ESTÃO SENDO CORREGIDO NO SAITE DA GNATUS TEM UM CHAMADO PRAGAMA SUGESTE QUE VCS PODEM DA OPINIÃO.
    AGORA ESSE TECNICO AGIL DE MA FE E POR ISSO QUE NOSSA CLASSE ESTA QUEIMADA.
    DA PROXIMA VEZ PEÇAO OPINIÃO DE OUTRO TECNICO
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    Curtir

    1. oseias80 disse:

      Pena não ter outro técnico num raio de 200 kms. Posso te enviar a placa para fazer uma análise? Grato.

      Curtir

      1. REGIVALDO ALENCAR disse:

        vc pode me enviar sim a placa para esse endereço:
        R. Lizandro Nogueira 1347,centro norte
        Cep: 64000-200
        Qualquer duvida meu email:
        valdo.alencar@hotmail.com

        Curtir

  3. Júlia disse:

    Sai fora da Gnatus e compra um Dabi…… pelo menos os tecnicos são bons…. e alfabetizados.

    Curtir

  4. marcus aurelio ferreira disse:

    gostaria de saber se tem algum site que eu possa consultar manuais tecnicos de cadeiras gnatus plus 2, (esquema elétrico) estou com dificuldades com acionadores de pé e com ligações de válvulas solenóides. Obrigado.
    Marcus-Padre Bernardo -GO

    Curtir

  5. Fabio disse:

    Estamos para comprar uma cadeira nova ,, realmente está dificil a escolha, essas fabricas de cadeira estão “se achando” ,,,, esse tal de “tem que formatar” resume bem a postura atual dessas empresas. NÂO estão nem ai pro consumidor ,, no site Cristofoli tem até um tal “desbloqueie aqui” seu equipamento.. Como é que é ?? Você compra o equipamento e tem que pedir autorização para usar?? Não tenho certeza mas penso que Por lei eles são obrigados a fornecer os esquemas , inclusive eletricos para você mesmo fazer a manutenção se quiser..(e se não fosse por lei direta deve atendser ao menos ao código do consumidor.) Realmente a Indusria nacional de Cadeiras esta muudando PARA PIOR,, se for para ser assim melhor então comprar uma cadeira importada .. pelo menos é baratinha…. sinceramente acho que eles estão importanto coisa ruim e maquiando produtos…ou copiando o que tem de pior. È isso aí tá difícil..mesmo.

    Curtir

  6. gerson herzmann disse:

    Boa Noite,

    Sou Técnico em Florianópolis-SC e tenho muitos problemas iguais ao seu. Todos resolvidos sem retirar a placa da cadeira.
    Existe sim a possibilidade da placa queimar ou interromper algum circuito elétrico, por vários motivos (queda de energia, falta de terra na rede, energia oscilante…) mas geralmente quando trava uma posição, ou acento ou encosto, é apenas uma regulagem ou reset.
    A GNATUS é uma excelente marca, assim como DABI e KAVO, Tem alguns fabricantes novos no mercado que também estão merecendo atenção.
    Agora quanto a qualidade dos técnicos, posso afirmar que técnico de autorizada é igual mecânico de concessionaria, só sabe trocar peça.
    Fico a disposição para auxiliar os amigos DENTISTAS no que precisarem e estiver ao meu alcance.
    meu contato é ceodontomed@hotmail.com

    Curtir

    1. Nelson Mesquita disse:

      Caros amigos, meu nome é Nelson Mesquita e sou casado com Dentista à mais de 20 anos e tenho muita experiência e “consertar” o que não está quebrado da Gnatus. Temos 2 cadeiras Gnatus e sempre que precisamos de uma assistência técnica é uma apurrinhação só. Então resolví eu mesmo a começar a resolver os pepinos que aparecem de vez em quando. Vou dar uma dica sobre travamento do encosto ou do assento. Tire a tampa frontal do equipo onde fica a placa lógica e, com a cadeira desligada, verifique que tem um junper, igual aos das placas de computador, que está na posição off que fica bem perto de outro que é para o sistema de lâmpadas do defletor led ou padrão. Bom, mude a posição do jump para on, ou seja, ele vai fechar o circuito de calibração da cadeira. Agora ligue a cadeira e repare que ela vai descer e subir sozinha até o limite máximo suportado por ela e vai parar sozinha. Neste momento, desligue a cadeira, retorne o jump para a posição off oroginal e religue a cadeira. PRONTO, é só recomeçar seu trabalho. Sem dor de cabeça, sem gastar dinheiro e sem perder + tempo. Qualquer coisa meu e-mail é nmesquita@stefanini.com. Abraços a todos

      Curtir

    2. Edmilson São Luis MA disse:

      Caro Gerson, o que você faz quando executa o reset da cadeira syncrus GL e ela continua com o encosto travado. ja tentei varias vezes. você sabe como regular o enconder, “interroga”

      Curtir

  7. Magali Aparecida de JEsus disse:

    Boa noite,
    sou dentista na região do Grande ABC, e alguém sabe, pelo AMOR DE DEUS, como dar um “reset” na cadeira Klinic da Kavo???? O fato é que não aguento mais chamar o técnico sempre pelo mesmo problema, ele chega, dá uma “resetada” na minha cadeira e vai embora, em menos de 24 horas pode apostar que vou abaixar o encosto para atender o paciente e ele não subirá mais; já estou a 2 dias com o encosto deitado, o paciente chega e já deita direto…….é desagradável, e o técnico demora para me atender, porque já sabe que é só dar uma “resetada” e pronto, com isso fico eu nessa situação chata e sem solução……..
    maga.jesus@gmail.com

    Curtir

    1. Nelson Mesquita disse:

      Procure na placa lógica se tem o mesmo junp da minha dica anterior e faça o mesmo. Normalmente são todas padronizadas. Ou então siga os passos do seu técnico e veja como ela faz para resetar sua cadeira senão vc vai sustentar a Kavo só com resets….. depois publico outros macetes que adquirí ao longo dos meus 20 anos como “marido” de dentista. um grande abraço…

      Curtir

    2. Airton disse:

      MANTENHA O BOTÃO PROGRAMA E SUBIDA DO ENCOSTO ATÉ COMEÇAR A SE MOVIMENTAR, APÓS SOLTE OS BOTÕES. O RESET TERMINARA COM A PARADA TOTAL DOS MOVIMENTOS. DEPOIS SÓ PROGRAMAR NORMALMENTE AS POSIÇÕES DESEJADAS DE ACORDO COM O MANUAL

      Curtir

  8. Leo disse:

    Nelson, acabei de passar pelo mesmo problema. O técnico credenciado pela Gnatus condenou a placa mãe e cobrou R$ 500,00. Estranhei. Um outro técnico disse que era pra resetar pra ver se iria funcionar. Pesquisei na internet e vi sua dica. Fiz exatamente e deu certo. Desliguei a cadeira na posição 0, pois se não desligar, ela fica em “loop”, subindo e descendo. Valeu pela dica!

    Curtir

    1. Eu acabei de gastar mais 500 reais e o problema voltou com uma semana. Não só mais o que fazer.

      Curtir

  9. marcos delfino disse:

    eu conserto, garantia 90 dias

    Curtir

    1. Marcos, meu consultório é em Virgem da Lapa, MG.

      Curtir

    2. Cara, o problema é que você teria que vir ao meu consultório…

      Curtir

      1. marcos delfino disse:

        caro colega, o problema é que o fabricante deveria adicionar uma bateria na memoria da placa,pois quando ha uma falta de energia ou oscilaçao a mesma desprograma.por isso o colega tecnico fala isto. mas voce pode ir ate a mesma e verificar que na placa tem um jumper contendo
        (prog) desligue a mesma na chave geral conecte o jumper ligue a chave e voce vera que a mesma fez as posiçoes depois ira parar soando o bipe em seguida desligue a chave(verde) separe o jumper e ;pronto a placa ja esta programada.

        Curtir

  10. marcos delfino disse:

    voce tambem pode acabar de uma vez por todas este problema ,tirando esta memoria.mas tem que procurar um tecnico que seja bom de eletronica, para modificar a ligaçao dos reles da placa.

    Curtir

  11. Haroldo disse:

    Meu nome é Haroldo, sou dentista a 4 anos e comprei um a cadeira gnatus em novembro de 2013 e foi instalada somente em janeiro de 2014, desde então não paro de ter dores de cabeça com meu consultório. Problemas ao instalar:
    1- Placa veio queimada;
    2- Refletor não funcionava, quando trocou a placa (3 meses depois), 1 dos 3 leds veio queimado de fábrica;
    3 – Após 4 meses de uso pressostato do compressor derreteu e deu curto;
    4 – E hoje para variar um pouco ao terminar o dia cansativo de trabalho a cadeira travou no meio e agora só funciona o encosto. Para melhorar ainda mais, a autoclave não funciona mais e também travou.
    Resumindo em 7 meses de uso o consultório já deu mais problema que o Fusca do meu avô. Nunca pensei que o maior sonho da minha vida poderia se tornar um pesadelo.
    A durabilidade dos produtos hoje em dia está péssima fica a dica aos amigos que estão pensando em adiquirir um consultório gnatus.
    Abraços, boa Noite.

    Curtir

  12. Haroldo disse:

    Olá Nelson Mesquita sua dica sobre o reset da cadeira gnatus deu certo, muito obrigado. Se possível tenho mais uma dúvida: minha autoclave não está dando pressão, então ela joga a água toda fora você já teve este problema?
    Obrigado!

    Curtir

  13. claudia disse:

    não consigo localizar o botão on/off para resetar

    Curtir

  14. Luís claudio disse:

    Alguém sabe como realizar a ligação do motor do encosto da gnatus syncrus gl direto na placa pois o módulo próximo ao motor do encosto queimou e eles não vendem mais e me falaram pra conectar direto na placa pois não precisa deste modulo mais, mas saem três fios da placa e o motor é apenas dois fios?

    Obrigado

    Curtir

  15. Gilberto Vilela disse:

    Senhores, sou técnico na faculdade de odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Bom, temos aqui 108 cadeiras odontológicas de várias marcas, mas as GNATUS superaram todas em defeitos da placa….na verdade aquela placa é uma forma de ganhar grana da fábrica. Sem falar dos preços abusivos. Então resolvi ir para a bancada e projetei uma placa de absurda simplicidade, toda analógica, cujo componente mais caro, da placa, chega no máximo a R$ 1,50. Não trava – imune a quedas de tensão e qualquer um pode conserta-la, mesmo leigo, é só seguir a intuição. Passei a substituir a placas aqui e nunca mais tive esse tipo de problemas. E olhem que trabalhar com alunos a coisa é complicada. Ela executa as funções sobe e desce do encosto e assento. Liga e desliga o refletor e a cuspideira. Arranquei os encorderes, que só dão problema.
    Essa placa logicamente não tem memorização de posições, que na minha opinião é um complicador a mais….gibavilela@gmail.com.

    Curtir

    1. Você vende essa placa?

      Curtir

      1. Gilberto Vilela disse:

        Em breve vou começar a vendê-la! Estou acertando uma documentação e assim que sobrar um tempinho vou disponibilizá-la. Está em operação há 8 meses e não está dando nenhuma manutenção e trabalha das 08 horas até às 22:30 horas diariamente.

        Curtir

  16. Miro disse:

    Gilberto, você já conseguiu disponibilizar as placas?

    Curtir

    1. Miro, ele fez sim. Vou ver se consigo o contato dele para vc. Me cobre se eu esquecer.

      Curtir

  17. Romildo Mayer disse:

    sou técnico mais estou com um problema a lampada da cadeira gnatus so esta queimando já troquei os reg de voltagem mais nada adiantou se poder me dar uma dica agradeço

    Curtir

    1. Romildo, vc teria que entrar em contato com o colega que postou a solução.

      Curtir

  18. Ana disse:

    Pior foi eu que recebi o meu equipamento há APENAS 2 meses,Marco Polo II da Cristófoli (não recomendo nem para o inimigo) e simplesmente a placa queimou. A cadeira é inteira digital,encosto não desce,refletor não acende e cuspideira não aciona. Só dor de cabeça.

    Curtir

  19. Gustavo disse:

    Sou técnico a 23 anos e uma coisa posso falar, quanto mais tecnologia e recursos tiver um equipo mais ele vai dar problemas e mais caro será o conserto, por isso sempre me perguntam qual equipamento comprar e eu respondo depende do seu bolso e paciência.

    Curtir

  20. Luis Carlos disse:

    Pois é caro Gustavo, se você tem 23 anos eu tenho 40 anos no mercado odontológico, sou engenheiro eletrônico , já trabalhei em fabricas de equipamentos odonto-médicos por vários anos e depois resolvi partir para a dura missão de ser um técnico de manutenção em equipamentos odontológicos, e para não ser duro demais já fui muito feliz nessa area , já fui autorizado de várias marcas e hoje não sou autorizado de nenhuma, esse caso é um pouco complicado, mais vamos lá.

    Nos anos 90 um bom equipo custava em média R$ 60 mil e um carro popular custava R$ 10 mil ou seja uma cadeira odontológica custava em média 5 carros populares.
    Hoje em 2017 um equipo custa em média 15 mil e um carro popular 40 mil , acho que mudou alguma coisa ai .
    Nos anos 90 os técnico passavam até 15 dias na fabrica fazendo treinamentos, tenha que ter curso técnico em eletro-eletrônica e ou mecatrônica, comprovar experiencia em sua formação, as fábricas davam reciclagem todos os anos ou quando lançavam novos equipamentos e detalhe os custos de hospedagem e alimentação eram por conta das fábricas.

    Hoje em 2017 qualquer um se diz técnico, faz no máximo um curso profissionalizante de 3 meses no Senai e sai falando que é técnico , as fábricas hoje fazem treinamentos de no máximo 3 dias isso em casos extremos, o técnico não precisa comprovar experiencia alguma em sua formação ( não estou falando de experiencia na area odontológica e sim na formação por exemplo como ter trabalhado como eletricista ou ajudante de técnico), hoje as reciclagens são raras e a maioria delas não pagam nem hospedagem muito menos alimentação para os técnico em treinamento.

    Porque será que tem tanta diferença, será que os donos das fábricas querem economizar ? Ou eles estão tendo menos lucro com a vendas de equipos ? Eu fico com a segunda opção, e sabem quem são os culpados disso? Vocês Dentistas, isso mesmo , sabe aquela história de pedir um descontinho, procurar sempre o mais barato , reclamar dos preço abusivos , pois é com o passar dos anos os preço foram caindo mais a qualidade também .

    Porque vou pagar R$ 150,00 da visita de um técnico se posso pagar R$ 40,00 pro seu Zé ele sempre da um jeitinho, porque pagar R$ 60 mil de um equipo se tem por R$ 12 mil .
    Será que estou falando bobagem? Tenho certeza que não , lembrando trabalhei em algumas fabrica de equipamentos na area de projetos.

    Infelizmente é a pura e dura realidade , quanto mais barato ,menor vai ser a qualidade isso em tudo na vida , lembrando que para atender o que o mercado pede os fabricantes tem que se adequar , hoje quase 70 % de qualquer produto eletro-eletrônico tem componentes da China que sabemos muito bem da qualidade duvidosa, mais porque será? É por causa da realidade da area odontológica do Brasil.
    Sei que estou sendo muito duro, mais é e realidade , hoje temos produtos e técnico com menos qualidade por culpa dos próprios dentistas.

    Agora se você pensa diferente e tem condição de investir existem equipamento de qualidade superior como por exemplo os equipos Italianos , só que custam por volta de 100 mil ou mais , e a visita do técnico com certeza não vai custar R$ 50 alias seu Zé não vai nem ter chave apropriada para conseguir abrir o equipamento.

    Curtir

Deixe um comentário