Nikon Coolpix P510, uma boa alternativa para fotografia odontológica com câmeras compactas.

Ao ministrar o curso de Fotografia Odontológica para Especialização em Ortodontia na ABO em Governador Valadares, um aluno estava com uma câmera que após configurada adequadamente produziu imagens bastante satisfatórias.

Trata-se da Nikon Coolpix P510 que possui um Zoom Óptico poderoso, permitindo manter uma distancia de 40 cm da cavidade oral, o que proporciona fotografias sem distorções ou estouradas.

Acima, imagem capturada abrangendo alguns detalhes indesejados e abaixo após recorte.


14 comentários Adicione o seu

  1. Denisson disse:

    Em sua opinião, qual seria uma câmera compacta boa para fotos de cirurgia, tanto intra como extra oral

    Curtir

    1. Denilson, não existe câmera compacta perfeita. O principal problema é basicamente o flash que invariavelmente gera sombras. Existe também a tentação em aproximar em demasia a câmera do objeto que está sendo fotografado o que gera distorções, o ideal é manter uma distância de 40 cm.
      Voltando à questão da câmera, acredito que essa Nikon desse artigo seja uma boa escolha.

      Curtir

  2. Andrew disse:

    Ola Oseias, tenho uma Nikon P80, aparentemente bem similar a esta. Poderia descrever a configuraçao basica usada para fotos como estas postadas por vc? Obrigado.

    Curtir

    1. André, posso detalhar em outro momento mas tenho um resumo que fiz para uma Sony, alguns detalhes de nomenclatura podem estar diferentes em sua máquina.

      Modo de cor: Normal ou Viva.
      Foco:
      – Centro AF – área de interesse reduzida;
      – Multi AF – ortodontia, corredor bucal.
      Modo do Medidor (fotômetro):
      – Centro, Multi ou Ponto (idem anterior).
      Equilíbrio de Branco (White Balance): Auto ou Flash.
      ISO: 100, quanto menor, melhor (100 a 400).
      Qualidade Imagem: FINE.
      Modo Gravação: Normal .
      Nível Flash: ( – ) menor intensidade (Caso esteja estourando).
      Contraste: Normal.
      Nitidez: Normal.

      Macro: Ligado.
      Resolução: Máxima Possível.
      Flash: Ligado.

      Zoom Digital: Desligado.
      Redução de Olhos Vermelhos: Desligado.

      O segredo é deixar a máquina a uns 40 cm da boca e usar o Zoom Óptico (aproximadamente 70% dele) para aproximar a imagem. Não tente usar toda a capacidade do zoom óptico, você terá dificuldades para fazer o foco.
      Tente fazer isso e me informe.
      Demorei a responder seu comentário devido ele ter sido classificado como spam. Sorry.

      Curtir

      1. Andre disse:

        Muitissimo obrigado pelas dicas Oseias… qdo estiver ministrando um curso aqui no sul, PR ou SC, por favor nao deixe de me avisar, uma vaga será minha!!! Tenho muita vontade de aprender a dominar isso tudo!!!
        Grande abraço e parabens pela dedicaçao e competencia nos seus trabalhos!!!!

        Curtir

      2. Obrigado André, fico feliz com seu retorno. Curta a página no http://www.facebook.com/odontodesign e ajude a divulgar o blog.

        Curtir

  3. eduardo disse:

    Olá Parabéns, pelas publicações.
    Sempre trabalhei com uma nikon coolpix 4500/4300 com iluminador Macro Cool Light S-1,porém a câmera parou de funcionar e agora estou sem saber qual a melhor opção.
    Para esta câmera ( P510) vou utilizar qual iluminador ou flash circular ?
    Ou vc recomenda um outro conjunto.
    abraço

    Curtir

    1. Pelo que percebi você trabalha profissionalmente como imagem, penso que deve estar na hora de cogitar adquirir um equipamento à altura. Câmera DSLR Nikon ou Canon com lente macro 100 ou 105 e flash circular. O que acha? Seus clientes vão agradecer.

      Curtir

  4. Clovis disse:

    Oséias, parabéns pela didática com que expõe os conceitos!
    Tenho uma câmera Sony HX1, que eu havia comprado justamente para fazer as fotos intrabucais , mas nunca consegui fazê-las direito, e acabei deixando de lado, para as fotos banais do dia a dia, pensando que ela não serve para tal trabalho. Mas, pelo que estou vendo, pode simplesmente se tratar da “peça” que fica atrás dela, apertando o botão de disparo… Mas, qual sua opinião sobre essa máquina?

    Curtir

    1. Não conheço a câmera mas parece que existe potencial. Podemos ver uma forma de eu avaliar a câmera para você, caso tenha interesse.

      Curtir

  5. Bom dia!
    Gostaria primeiramente de agardecer por ter dado as primeiras orientações sobre a compra do equipamento e com base nessas informações pesquisei e li muito sobre o assunto nos últimos dias!

    Após muitos comparativos, havia decidido por alguns equipamentos.
    Selecionei primeiramente a Canon Sx30is, mas após ler algumas criticas, resolvi pesquisar outras opções!

    Um professor em implantodontia indicou-me a Sony Hx1 e pelo valor que quero investir inicialmente, até para um “auto-teste” e achei alguns equipamentos usados com valor dentro das mnhas possibilidades.

    Me aprofundando mais no assunto, encontrei oblog Odontodesign.net e foi aonde encontrei as informações mais importantes para iniciantes sobre o assunto. Aqui encontrei a recomendação da Nikon CoolPix P510, que pelas pesquisas de valores pode custar na faixa de R$ 650,00.
    Como você escreveu no Blog, sei que não é a mais indicada, mas pra saber se levo jeito pela coisa e aprender mais, creio que tenha que começar com umas dessas!
    Como disse, sou consultor de negócios no mercado odontológico voltado para implantodontia e vou fotografar para alguns colegas em cursos de especialização!

    Estou bastante empolgado com o assunto e isso também pelas suas considerações aqui no blog!

    Obrigado e parabéns pela forma que trata o assunto!!!

    Abraços,
    Leandro Marques

    Curtir

    1. Leandro, se você vai fotografar para outros profissionais indico você começar certo para não se queimar. Compre um câmera reflex usada, a T2i você encontra por uns mil reais. A lente você compra depois por esse mesmo valor (60mm) e pode comprar o flash circular chinês, YN 14EX.

      Curtir

  6. Legal a dica Oséias!
    Vou procurar esse modelo!
    Obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário