Fujifilm S4000 para fotografia odontológica, funciona?

Fujifilm S4000

Imagine uma câmera de 14 megapixels que faça filmes em HD, tenha um Zoom Óptico de 30x, faça fotos panorâmicas além de detector de rosto e estabilização de imagem…

Imagine que essa câmera custe apenas 700 reais. Parece uma pechincha, e é. Essa é a Fujifilm S4000, no entanto, se eu fosse você leria o resto do artigo antes de comprá-la.

É a primeira vez que vou postar um artigo analisando uma câmera que eu não indicaria a um amigo. Pois é, a Fujifilm S4000 recebeu elogios em vários sites que pesquisei. Quase caí na bobeira de compra-la mas tive a sorte de encontrar um amigo com uma e pude fazer um teste.

Antigamente os fabricantes tentavam vender câmeras pela quantidade de megapixel e os usuários acreditavam que quanto mais megapixels, melhor era a câmera, no entanto, à medida que os usuários, mesmo os leigos, foram ficando mais expertos e entenderam que isso não significa muita coisa eles começaram a mudar a tática e agora outros recursos são inseridos para tentar atrair a atenção dos comprados.

No caso da S4000 o grande diferencial é o Zoom Óptico de 30x e a capacidade de gravar vídeos em HD. Quando testei essa câmera não fiquei impressionado com nenhum dos dois recursos e para piorar as fotos intra-orais, por mais que eu tentasse mudar as regulagens da câmera, não ficaram como Nikon Coolpix P510 que analisei nesse artigo.

Pode ser que você consiga fazer algum milagre por aí, eu até gostaria de ficar sabendo se alguém conseguir resultados melhores afinal é uma câmera bem barata, custa aproximadamente 700 reais.

As imagens não me agradaram, segue abaixo algumas:

Acima a imagem inicial capturada e abaixo após o corte.

A maior dificuldade foi conseguir uma configuração que me possibilitasse obter cores fieis. Outro detalhe que reparei foi a dificuldade de conseguir fidelidade entre o visor da câmera com as imagens no computador.

Se você ficou satisfeito com as imagens, vai em frente. Particularmente não compraria essa câmera.

12 comentários Adicione o seu

  1. Maria Amelia Soares disse:

    Comprei uma Nikon 5100 e kit com lente 55-80.Alguma dica para a configuração para fotografias extra orais e intra-bucais de ortodontia ?

    Curtir

    1. A câmera que você adquiriu é excelente, mas como apresentado neste artigo, o que você possui não é suficiente. No máximo você vai conseguir fazer fotos extra-orais, para isso, coloque sua câmera no automático com o flash ligado e a uma distancia de mais ou menos dois metros tente enquadrar o rosto do paciente.
      Se você não conseguir bons resultados, teremos que operar a câmera no modo manual e para isso preciso saber se você já tem um pouco de experiência de modo que consiga alterar o obturador, diafragma e o ISO. Caso consiga me avise.

      Curtir

  2. Plínio Sciasci disse:

    Olá Oséias. Entao pesquisei e acabei comprando esta camera. Voce porderia me ajudar e dar algumas dicas para tirar boas fotos com ela.?? Por favor me passe a configuração que voce utilizou pra realizar as fotos. E vc acha q eu conseguiria obter boas fotos com ela ou devo desistir e partir pra outra máquina ??? Obrigado. Abraço

    Curtir

    1. Penso que não deve desistir. Veja se o resultado te agrada e posteriormente você troca de câmera. Baixe a apostila de câmeras compactas e dê uma lida, depois de feito isso, caso tenha alguma dúvida me avise.

      Curtir

  3. lucas moura sousa disse:

    Olá Osséias.. Queria sua opinião em qual câmera comprar… estou na dúvida da Olympus SZ-10 e Fujifilm FinePix S2950. qual seria a melhor para fotos odontológicas ? qual seria a melhor para realização de zoom e cortes das fotos no computador? ficarei grato por sua explicação…. desde já agradeço

    Curtir

    1. Lucas, depois da frustrante experiência com a S4000 fiquei “cabreiro” de indicar uma câmera apenas pelas especificações técnicas. Fico te devendo essa mas se serve de consolo, leia o este artigo sobre a Nikon P510.

      Curtir

  4. lucas moura sousa disse:

    outra pergunta: qual camera fuji film tipo superzoom vc indicaria pra quem esta começando na arte da fotografia odontológica e deseja bons resultados?

    Curtir

    1. Não posso te indicar câmeras da Fujifilm, ainda não testei uma que tenha gostado.

      Curtir

  5. cristiano disse:

    Oseias, porque a lente sigma 105mm macro, não faz foco automatico com a minha Nikon D40? Será que se eu comprar a D90 eu resolvo isso?

    Curtir

    1. Cristiano, essa lente da Sigma tem um anel com numeros de abertura na extremidade proximo ao encaixe na camera. Verifique se o numero 32 está deslocado para uma das extremidades. Se você não entender isso procure girar esse anel até conseguir resolver.

      Curtir

  6. ce disse:

    Eu amo a fuljifil…tenho ela a 2 anos..comprei por 700,00….nunca deu problema pra mim!!!! e nao troco por nadaaaaaaaaaaaa!!!!! Comprem sim!!! ela é maravilhosa e barata!!!! apesar de ser a pilha….tenho a 2 anos e está perfeita ainda!!!!!

    Curtir

  7. Adrielle disse:

    Oséias, preciso comprar um câmera com prioridade para tirar fotos intra-oral. Qual você me indicaria levando em conta o CUSTO-benefício?

    Curtir

Deixe um comentário