ABERTURA- Configuração Básica de Câmera Reflex para Fotografia Odontológica

Um desejo constante dos iniciantes na fotografia odontológica é uma receita de bolo, uma configuração padrão que, uma vez definida não seja necessário mudanças posteriores.

Segue alguns dos principais itens que são configurados para resultados satisfatórios:

  1. Abertura do diafragma;
  2. Exposição (velocidade ou tempo de captura);
  3. ISO;
  4. Balanço de Branco;
  5. Estilo Imagem;
  6. Resolução.

Parece muita coisa mas, uma vez realizadas as configurações acima raramente serão alteradas. Nesse artigo será abordada a relação da abertura com a fotografia odontológica.

Observe que quanto maior o número menor o orifício por onde irá penetrar a luz.

Abertura – toda fotografia só é possível pela presença de luz e é pela lente, no caso da fotografia odontológica principalmente a macro 100mm, que essa luz chega ao sensor. Considerando o trabalho no modo MANUAL, essa quantidade de luz que penetra é definida pelo usuário.

Coloque a câmera em modo MANUAL para permitir a configuração da abertura, assim como outros detalhes, pelo operador.

A grosso modo, um número de abertura “2.8” significa que o diafragma da lente está bastante aberto e vai entrar muita luz, assim que esse número vai aumentando (3.2, 3.5, 4.0, 4.5…) significa que o diafragma está sendo fechado e consequentemente entrando menos luz.

Qual a importância dessa informação para a fotografia odontológica?

Simples, essa abertura além de alterar a quantidade de luz que chega ao sensor também tem uma relação direta com a quantidade da imagem que vai ficar nítida. Por isso, se você começar a fotografar e perceber que os incisivos centrais estão nítidos e os pré-molares e molares estão desfocados ou “embaçados” significa que a abertura não está devidamente configurada.

Imagem com Abertura do Diafragma f/22, observe que desde os incisivos centrais até aos molares estão nítidos.
Imagem com Abertura do Diafragma f/22, observe que desde os incisivos centrais até aos molares estão nítidos.

Números de abertura pequenos permite a entrada de muita luz e deixa apenas uma parcela da imagem nítida, números maiores permite a entrada de pouca luz mas resulta em uma maior parcela da mesma nítida.  Resumo: Para uma fotografia com todo o conteúdo nítido, como deve ser a maioria das fotografias odontológicas, utilize aberturas como 20 ou 22. Consequentemente menos luz será capturada, por isso sempre é necessário um flash.

Perceba que os molares não estão com a mesma nitidez que os incisivos. Veja nas ampliações abaixo:
Perceba que os molares não estão com a mesma nitidez que os incisivos. Veja na ampliação abaixo:
_MG_9617 a
Dúvidas? Pergunte via comentários, fiquem à vontade.

Aguarde os novos artigos abordando os demais temas…

8 comentários Adicione o seu

  1. Andre disse:

    Olá amigo…aqui nesse tópico você falou apenas da abertura do diafragma e as outras resultantes?att dr andre almeida

    Curtir

    1. André, você tem razão. A verdade é que faço os artigos na medida do interesse dos leitores. Pode deixar que vou continuar, não deixe de acompanhar o Blog…

      Curtir

  2. Maria Amélia Soares disse:

    Oséias gostaria de receber a agenda de cursos,algum previsto para Fortaleza?

    Curtir

    1. Olá Amélia, não tenho agrega para Fortaleza. Dia 21, 22 e 23 de novembro estarei em Feira de Santana, BA. EM Seguida Salvador mas sem data confirmada. O mais próximo de você é Recife mas ainda não foi confirmada a data.

      Curtir

  3. Luiz Henrique Augusto Costa disse:

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo Blog, bem interessante a iniciativa, sempre venho aqui para buscar alguma coisa sobre fotografia.
    Eu possuo uma lente nikon 105 em uma d3200, mas mesmo com a abertura em 22 a 29, parece que os dentes posteriores nao ficam nitidos como na sua imagem de exemplo.
    Sera que é a distancia que eu estou ou algo assim? Obrigado.

    Curtir

    1. Luiz, me envie uma foto pelo email oseias80@gmail.com para eu poder te ajudar de forma mais eficiente. Vc está usando o flash circular? Manual ou TTL?

      Curtir

  4. João disse:

    Ozeias: teu blog é genial. Tenho uma T6 com circular. Pergunto: se aumentar de 22 para 32 a profundidade aumenta?

    Curtir

    1. João, obrigado por admirar o nosso trabalho, estamos sempre dispostos a ajudar. Sobre a abertura a resposta é sim mas, perde em nitidez. A lente macro 100 possui um nitidez melhor em 16… no máximo 22 mas, faça os seus testes e se gostar do resultado, siga em frente.

      Curtir

Deixe um comentário